América Latina: berço, colosso e pluralidade

Por Jaqueline Silva e Luanne Caires, editoras da Babel, edição de dezembro de 2023.

Se o pensamento colonial deu lugar ao que chamamos de mundo ocidental e moderno, o jornalismo pode ser considerado um de seus arquitetos. Na contramão, a revista Babel busca no jornalismo decolonial — que reconstrói as práticas da profissão levando em conta as marcas deixadas pelos processos de colonização e suas assimetrias de poder — encontrar outros critérios que permitam enxergar a América Latina como uma classe distinta de noticiabilidade.

O continente latino-americano é um mosaico de povos, etnias, línguas e níveis de desenvolvimento social. Cada um de seus países é um infinito particular, o que certamente os impede de ser confundidos com qualquer outro. Inconfundíveis desde a estreiteza do istmo geográfico da América Central até o istmo de Neruda, a cicatriz que comprova que somos ou já fomos parte de alguém. Mas e se o corte que parte o istmo forem as pontes e as travessias entre nós?

Nossas características em comum existem aos montes: na força das tradições, nas mãos de artesãos, nas festas multicoloridas que celebram vivos, mortos — e os encantados entre eles — e no sincretismo religioso reinterpretado em cada uma de suas regiões. Entre planícies, que se interrompem bruscamente e dão lugar a planaltos e vulcões, nossas costas mergulham em águas antárticas e caribenhas, sustentadas pela coluna vertebral da Cordilheira dos Andes que nos mantém em postura firme. É a terra de homens e mulheres sin piernas, pero que caminan. Homens e mulheres que viram guerras e instabilidade política, perseguição e genocídio dos povos originários, chegada, exploração e libertação de sua descendência africana.

Epopéia escrita antes de Homero — mas também epopeia de uma América Latina moderna, marcada pelos mesmos traumas da edificação. Guardada em um só destino, séculos após a colonização europeia, hoje ela pode ser muito mais que o sonho de Bolívar por uma América unificada. Ela pode ser unida.